Guarda Civil de Itabuna evita assalto e um suspeito morre
Depois de atirar contra uma viatura do GOAP - Grupamento Ostensivo de Ações Preventivas da Guarda Civil Municipal (CGM) de Itabuna, dois homens foram baleados, esta manhã, no bairro São Roque. Os dois homens foram identificados como George Santos Oliveira, que morreu no tiroteio, e Diego Pereira dos Santos, 20 anos, morador do Califórnia, que ficou ferido e está internado no Hospital de Base. Segundo o comandante interino da Guarda Civil Municipal, Fábio Pinheiro, a guarnição fazia a ronda rotineira nas escolas públicas e unidades de saúde nos bairros São Roque e Santa Inês, quando, ao passar pela avenida Bionor Rebouças, recebeu pedido de socorro de um taxista que havia acabado de ser assaltado por dois homens que estavam numa moto.
Um dos homens já estava na direção do táxi. Ao perceber a viatura da GCM, os dois tentaram fugir no próprio táxi e foram perseguidos pela guarnição municipal. Na altura de um quebra-molas da via, os suspeitos atiraram no carro da CGM, obrigando os guardas civis municipais a reagir. Um dos homens morreu no local e o outro ainda está internado no Hospital de Base, sub custódia da Polícia Militar.
Dois homens que passavam de moto e nada tinham a ver com o assalto, sofreram escoriações leves: Marcos Vinícius de Oliveira. 20 anos e o pai dele, Marcos Luz de Oliveira, 45. O acusado Diego Pereira dos Santos, foi socorrido e levado para o Hospital de Base, onde recebeu atendimento médico e está sob a custódia da Polícia Militar. Os guardas civis municipais Brandão, Wellington, Silvio e Marques sob o comando de Farias, do GOAP, se apresentaram na 1ª Delegacia da Polícia Civil após o ocorrido e foram ouvidos pela delegada Lisdeily Nobre, que está apurando detalhes do fato.
GUARDA TREINADA - A secretária de Administração, Mariana Alcântara, informa que os guardas civis que reagiram ao ataque dos dois suspeitos, fazem parte do grupo que participou de curso de armamento autorizado pela Polícia Federal e têm porte legal de arma. A secretária lembrou que desde o ano passado a atual administração vem trabalhando para adequar a estrutura da guarda municipal à Lei Federal nº 10.826 – Estatuto do Desarmamento, tendo criado a lei que oficializou a Guarda Civil Municipal, aprovada em outubro passado na Câmara de Vereadores.
A lei tornou Itabuna a primeira cidade do interior da Bahia a iniciar o processo de adequação da GCM, que até aquela data tinha estrutura de Polícia Administrativa. A corporação passou a atuar aparelhada para a defesa, proteção e preservação do patrimônio público e do meio-ambiente, podendo utilizar armamento no desempenho das funções especificas, quando seus agentes estiverem devidamente uniformizados. A GCM poderá empregar armamento individual e de uso e porte permitidos pela legislação assim que o processo que tramita na Policia Federal estiver concluído.
* O nome do motorista do táxi e a placa do carro foram omitidos para preservar a vítima.